Tripo Salto | Biografia

Estivemos os três juntos no início de tudo, na génese do Rock Português. Saltámos os três do mesmo projeto e abraçámos outras aventuras. Agora estamos os mesmos três, juntos de novo, para mais um salto em frente... Triplo Salto.

Carlos Peres viola-baixo e voz, Renato Gomes guitarras, voz e teclas e Zé Carvalho bateria, são os elementos em power trio que fazem o projeto Triplo Salto.

Fundadores do grupo UHF no final dos anos 70. Cavalos de Corrida, Rua do Carmo, Rapaz Caleidoscópio, Estou de Passagem são alguns dos temas que nos colocaram na história do Rock Português. Guardamos 3 discos de Ouro e 2 de Prata, com mais de 100.000 cópias vendidas.

A reunião chegou no seguimento de um acidente do Carlos Peres, que resultou numa fratura na perna. Foi em 2017 que o Renato Gomes e o Zé Carvalho visitaram o amigo no seu período de convalescença. Naquela tarde de julho numa esplanada na praia da Fonte da Telha, veio à conversa a mágoa que nos consumia por termos deixado algo inacabado, nos sentirmos incompletos por não estarmos nos palcos.

Deu-se o primeiro passo. Um sótão disponível para regressar contribuiu para o resto. Aquela guitarra, o tal baixo, dois pequenos amplificadores, uma bateria digital de iniciação, um pequeno sistema de som e aí estávamos, outra vez juntos, 40 anos depois!!  (e 27 anos de distância de um momento único de reunião para a gravação ao vivo do álbum dos UHF Julho 13, em 1990 na mítica sala Incrível Almadense).

Com o tempo arranjámos sala de ensaio, acrescentámos equipamento e trabalhámos com uma regularidade só a pandemia desacelerou.

Já gravámos, editámos e voltámos a tocar ao vivo. Recuperando o lugar no nosso ambiente natural, depois de centenas de concertos que fizemos. Alguns com nomes internacionais como Ramones, Dr. Feelgood, Elvis Costello ou Téléphone.

Tínhamos saudades de tudo isto, vamos fechar o círculo.

Compusemos uma vintena de novos temas e neste disco de regresso em power trio trabalhámos com o produtor Samuel Palitos (baterista dos GNR, Sitiados, Censurados, Rádio Macau).

Contamos com o apoio do Fundo Cultural da SPA.

Como resultado, está aí o CD de estreia PURO PRAZER